BROMELIACEAE

Billbergia distachia (Vell.) Mez

Como citar:

Miguel d'Avila de Moraes; Tainan Messina. 2012. Billbergia distachia (BROMELIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

577.183,264 Km2

AOO:

876,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorre em MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS (Wanderley et al, 2007; Martinelli et al, 2008). Registrada na Cadeia do Espinhaço de MG (Versieux et al, 2008); Campos Gerais - PR (Ritter et al, 2010); Bacia do Alto Iguaçu, nos municípios de São José, Piraquara e Porto Amazonas - PR (Kersten, 2006). Altitude: Versieux; Wendt (2006);

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Billbergia distachia</i> é endêmica do Brasil mas possui ampla distribuição (EOO=506.274 km²). A espécie ocorre em áreas de Mata Atlântica e do Cerrado. Apesar da degradação do habitat ser uma ameaça descrita para a espécie, esta se encontra protegida por unidades de conservação (SNUC). Assim, a espécie foi considerada sob baixo risco de extinção e classificada como "Menos preocupante"<i> </i>(LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica e Cerrado
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, floresta estacional semidecidual, restinga e campo rupestre (Stehmann et al, 2009).
Detalhes: Planta ornamental (Reitz, 1983).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) high
O Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Azul (IDAF, 2004) identificou as seguintes ameaças para o entorno (ambiente externo) da unidade de conservação: escassez de água em razão do aumento da população e de seus requerimentos de irrigação e barramento; conflitos entre os interesses públicos e os privados na área da unidade; a especulação, expansão e pressão imobiliária e ocorrência de concentração fundiária; e a expansão das atividades de mineração em regiões próximas ao Parque Estadual da Pedra Azul.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
​Ocorre no P.E. Fontes do Ipiranga, São Paulo - SP.